O festival de rock mais famoso de todos os tempos rolou em agosto de 1969, em uma fazenda na cidadezinha americana de Bethel, de 2.300 habitantes, a cerca de 120 quilômetros de Nova York. Woodstock era o nome da cidade que foi escolhida originalmente para abrigar os shows, mas acabou não rolando e, depois de idas e vindas, os organizadores desistiram da cidade e alugaram uma fazenda em Bethel, a menos de um mes antes da abertura do festival.
Para não criar mais confusão, o nome original, Festival de Música e Artes de Woodstock, permaneceu. Realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, ficou conhecido como o maior dos festivais, tendo como lema "Três Dias de Paz, Amor e Rock and Roll". Os quatro rapazes que organizaram o evento tentaram, sem sucesso, levar John Lennon, Bob Dylan, The Doors, Led Zeppelin e Frank Zappa ao palco da fazenda, mas isto não tirou o brilho do festival. Reuniram consagrados nomes do rock and roll, como Janis Joplin, The Who, Jimmy Hendrix, Joe Cocker, Jefferson Airplane, Santana, dentre outros que aceitaram o convite, fazendo shows históricos e que, por se apresentarem no evento, acabaram se consagrando músicos de renome.
Com o festival da contra cultura, contra a ingenuidade e a utopia, marcou-se a liberdade dos jovens, numa apologia à diversão e ao estilo musical que extrapola as regras e os limites impostos pelos mais conservadores da época.
Nova Iorque de repente se viu num dos maiores engarrafamentos de sua história, mas como a paz era um dos principais elementos que figuravam no movimento, não aconteceram acidentes ou manifestações de violência. O festival, que estava previsto para durar três dias, acabando à meia-noite do domingo, entrou pela semana seguinte. Hoje o festival ainda é tido como modelo para tantos outros shows de rock que reúnem vários artistas e grupos musicais, além de servir como exemplo aos jovens de hoje que utopia e idealismo podem ser colocados no plano da realidade.
O festival, tendo sido um evento de sucesso, teve também o lado da precariedade. A estrutura montada não foi suficiente para atender à multidão presente no local, o que fez surgir problemas de higiene, falta d’água, alimentação, etc. Além disso, as drogas tomaram conta do lugar, sendo idolatradas naquele momento. Como a organização esperava apenas 60 mil pessoas, somando-se o público dos três dias, a saída foi improvisar postos de alimentação gratuita, pois se depararam com uma população sete vezes maior. Cidades vizinhas doaram frutas, enlatados, sanduíches, etc. Cercas delimitavam a área reservada ao acampamento, mas, na prática, com a superpopulação, isto não funcionou. Haviam centenas de barracas, colchonetes e trailers espalhados pelos quatro cantos da fazenda e até nas propriedades vizinhas.
Foram trinta e duas atrações, entre cantores e bandas se apresentando no palco, que ficava na parte mais baixa de uma pequena colina, formando um anfiteatro natural. As chuvas do fim de semana detonaram a grama que cobria o local, formando enormes piscinas de lama, onde a galera mais chapada e nua, se lambuzava à vontade. Apesar destes e outros contratempos, pode-se afirmar que Woodstock imbolizou os valores da juventude da década de 60, protestando contra a guerra, o capitalismo e criando um conceito de liberdade ao amor, às mulheres, à vida em sociedade e priorizando a paz e a alegria em todos os sentidos, etc. A verdade é que o mundo não foi mais o mesmo depois deste festival, pois revolucionou os costumes, expandiu a cultura, e jogou por terra as tradições. È evidente que trouxe com ele, também, o lado negativo, como por exemplo, as expansão do uso das drogas, mas eu só sei que aquele festival mudou a vida das pessoas para sempre, irreversivelmente!
ATENÇÃO LEITORES DO BLOG! AS NOVAS POSTAGENS SERÃO FEITAS NO NOVO ENDEREÇO ABAIXO. www.batebocamusical.blogspot.com.br
09 julho 2012
Etta James - Sucesso Do Blue Americano
Etta James, nascida em Los Angeles, em 1938, foi uma cantora norte-americana de Blues, Rhythm and Blues, Rock and Roll, Jazz, Soul e música gospel. Também era conhecida como Miss Peaches.
Ela teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, director musical da escola Echoes of Eden da Igreja Batista de St. Paul, em Los Angeles.
Sua primeira gravação e seu primeiro êxito R&B, foi de sua própria autoria, "The Wallflower", uma música-resposta para a músia de Hank Ballard, "Work with Me, Annie". Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, que fazia a segunda voz. Saiu em turnê com Johnny "Guitar" Watson juntamente com Otis nos anos 50 e foi citada por Watson como a penúltima influência em seu estilo.
Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua, do qual surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belissima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last!".
Etta James teve um sério problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Posteriormente ela teve problemas com a obesidade e chegou a ter 200 kg, fazendo uma cirurgia gástrica em 2003. Neste ano ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Depois fez tour pela América junto com seus dois filhos, Donto e Sametto. Em 2011, cantou com Flo Rida, na música "Good Feeling", com uma participação não-creditada. Cinco dias antes de seu aniversário de 74 anos, ela finalmente sucumbiu à leucemia e outras doenças no Riverside Community Hospital, na cidade de Riverside, na Califórnia. Para baixar, sugiro uma coletânea dela.
Etta James - Stormy Weather by batebocamusical
06 julho 2012
B.B. & Q Band - O Estilo Dico-Funk
B.B. & Q Band, a banda de New York que representa o Brooklyn, o Bronx e o Queens, surgiu acidentalmente quando alguns músicos se juntaram para gravarem algumas faixas de um disco que um deles iria lançar. A coisa funcionou tão bem que depois das gravações resolveram continuar como uma banda. O estilo deles varia entre o Rhythm & Blues Contemporâneo, o Disco-Funk, o Post-Disco e Eletronic Dance. A música em destaque foi um dos grandes sucessos da banda. Para baixar indico o álbum duplo "B.B.&Q. Band - The Disco Years On The Beach - blogspot".
02 julho 2012
Luiza Possi - Mais Uma Linda Estrela Da MPB
Luiza Possi, esta linda loira de voz macia e afinadíssima enveredou-se pela música pop, se destacando como uma das melhores vozes da atualidade brasileira. O seu melhor disco e que recomendo para você ter em casa é o primeiro disco dela, "Eu Sou Assim", lançado em 2002. Veja uma das faixas deste disco!..
Ana Johnson Matando A Saudade No Flashback Internacional
Ana Johnson. Este nome pode lhe parecer estranho, mas, certamente você conheceu bastante esta música, que fez muito sucesso nas rádios à partir de 2004, quando esta linda cantora sueca lançou o seu primeiro disco. A sua voz é tão maravilhosa quanto ela. Para baixar grátis sugiro buscar no Google uma coletânea dela. Quanto à letra, nem tão maravilhosa, não tive paciência para adequá-la à nossa linguagem de entendimento, ficando meio que desconcatenada. Ouçam!..
Ana Johnsom - One More Night (tradução)
Assinar:
Postagens (Atom)