A história da música pode ser dividida em fases bastante distintas, sendo fácilmente identificadas por um estilo bem específico a cada época. É evidente que um estilo musical não surge da noite para o dia, mas, sim, num processo lento e gradual, sempre com os estilos sobrepondo-se uns aos outros, de modo a permitir que o "novo" surja do "velho". Por isso mesmo, dificilmente os musicólogos estão de acordo a respeito das datas que marcam o princípio e o fim de cada período, ou mesmo sobre os nomes a serem empregados na descrição do estilo que o caracteriza.
Essas especificações estão apresentadas de forma a dividir a história da música do Ocidente em seis grandes períodos distintos, indicando seus tempos correspondentes. Para não nos alongarmos muito no detalhamento de cada época, colocamos links de redirecionamento correspondentes a cada período, para o caso de alguém desejar saber mais sobre cada um deles.
Ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes - os componentes básicos da música. Sabemos portanto que para se desenvolver uma música é necessário levar em consideração coisas como: "ritmo", "melodia", "harmonia", "timbre", "forma" e "tessitura", por exemplo.
A natureza já traz bons motivos para que o homem faça música. Juntando-se aí a criatividade e a capacidade de combinar todos esses elementos sempre de formas diferentes, justifica-se suficientemente a existência dessa enorme diversidade de estilos, gêneros e subgêneros musicais de hoje, com cerca de 500 diferentes especificações.
É o estilo que determina a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam esses elementos básicos em suas obras. A maioria deles, se não a totalidade, está presente em todos os períodos da história da música, embora inexistisse harmonia na música medieval da primeira fase e não haja, por assim dizer, melodia em certas composições do século XX.
De fato, é a maneira particular como esses componentes musicais são tratados, equilibrados e combinados que faz com que certa peça musical tenha um aspecto ou jeito característico, ou o estilo de determinado período, além de fornecer os itens que irão identificá-la.
Fontes: BENNETT, Roy Uma breve história da música - Segunda edição, Jorge Zahar Editor
http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/80047/
Foto: www.scrapsdinamicos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO IMPORTANTE:
Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.