Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

16 outubro 2012

Maria Bethânia - A Voz Aveludada!


  

     Maria Bethânia é uma cantora brasileira de MPB, nascida na Bahia e a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô). É irmã da escritora Mabel Velloso, do cantor e compositor Caetano Veloso, e tia da cantora Belô Velloso e de Jota Velloso.

     Criada na cidade de Santo Amaro da Purificação, seu nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso num sorteio "duvidoso", inspirado em uma canção famosa na época, a valsa "Maria Betânia", do compositor Capiba, então um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.

     Foi a segunda cantora em vendagem de discos do Brasil e a de maior vendagem da MPB, com cerca de 26 milhões de cópias . O apelido de "Abelha-rainha" tornou-se popular e deve-se ao primeiro verso da canção-título do LP "Mel", de 1979. Também revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas. Isto me fez lembrar da nossa banda, que no final da década de 70, fizemos uma apresentação especial no clube Trombeteiros, fazendo também uso desta inovação.

     Para quem deseja possuir uma ampla coletânea da cantora eu indico a coletânea dupla "Maria Bethânia - Antologia (2004)", que possui 40 sucessos de 1973 a 1997. Os links para download gratuito poderão ser pesquisados no Google, acrescidos do termo: "- blogspot", ou solicitados por via e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...