Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

23 novembro 2013

Apsaras - Faz Um Fusion Japonês Único



Há cera de uns 20 anos atrás eu comprei este CD num esforço de encontrar algo japonês que fugisse totalmente do trivial e da ocidentalização da música nipônica. Talvez estivesse atrás de algo novo, um Jazz, um New Age e outros sons de fusão que eu já tinha ouvido falar. Apsaras era novo para mim e comprei-o sem qualquer conhecimento do que estava adquirindo. Não me arrependi...

Os sons, os ritmos e as melodias eram diferente de tudo que eu já tinha ouvido, até então, no gênero World Music. Compassos truncados, de tempos incomuns , porém enérgicos e calmantes ao mesmo tempo. Hoje, continua sendo tão suave e expressivo como quando ouvi pela primeira vez. É o único álbum que o grupo lançou, e talvez, também o que o torna tão especial.

Que tipo de música seria esta? Como poderíamos classificá-la? Seria um Jazz Fusion japonês?.. Na época eu não sabia, mas hoje já existe um nome para isto: World Music; mas ainda insisto que isto seja mesmo é um Jazz Fusion. Eu descrevo-o como um som único e incrível que suavemente nos escorre aos ouvidos! Adoro este disco e me pego ouvindo-o de vez em quando. Ele me lembra muito meu amigo Godelo, que o ouvia com o mesmo prazer. Os ritmos, instrumentos e melodias são cativantes e intrigantes ao mesmo tempo. Os vocais japoneses dão à melodia um toque ainda mais refinado, mesmo que você não tenha idéia do que esteja sendo dito.

Apsaras foi um grupo japonês de um disco só, como centenas de outras boas bandas. Quatro das seis canções contêm vocais no idioma nacional. As outras duas músicas são instrumentais, de ritmos interessantes e sons exóticos e melódicos. Eu gosto de ouvi-lo e captar a sua atmosfera única, que evoca simultaneamente calma e inquietude, mas sem ser maçante ou entediante. Eu acho o álbum excelente como música de fundo para encontros, jantar, ou para o prazer auditivo num ambiente tranquilo, silencioso, ou mesmo num trabalho que demanda concentração. Eu recomendo este álbum para as pessoas com mentes abertas, ouvidos musicais e, principalmente, que não se importem com vocais não consumistas. Você encontra-o na internet com as palavras chave: Apsaras - Apsaras (1984) - blogspot. Delicie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...