Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

03 fevereiro 2014

Saiba Mais Sobre O Rock Progressivo Brasileiro!

                                                                                         Foto: desenho de Dean

O que é rock progressivo?


Você já escutou Rock Progressivo em algum momento de sua vida? Bom este é um estilo de musica escutado por muitas pessoas no mundo inteiro. É um estilo musical que surgiu na Inglaterra, na segunda metade dos anos 60, buscando uma fusão da música pop e do rock com outros gêneros de harmonia mais complexa e madura. "As composições misturavam música clássica, jazz e até folclore celta, explorando ao máximo a revolução tecnológica que ocorria nos estúdios de gravação na época com os teclados eletrônicos e sintetizadores", afirma o jornalista Leonardo Nahoum, autor do livro Enciclopédia do Rock Progressivo.

Na sua essência, o som progressivo extrapolava o formato conhecido das canções, convertendo-as em músicas com longuíssimos trechos instrumentais, muitas vezes compondo os chamados "álbuns conceituais", discos que contavam uma história ou possuíam alguma ligação temática entre as suas faixas.

Tudo isso já estava presente no rock psicodélico de Sgt. Pepper’s (1967), obra-prima dos Beatles com suas ousadas experiências com orquestras sinfônicas, toques indianos e influências de compositores da vanguarda eletrônica como Stockhausen. Outro precursor importante foi o grupo Moody Blues, cujo álbum Days of Future Passed (1967) também usava orquestra sinfônica para uma versão rock da Sinfonia do Novo Mundo, do erudito Dvorák. Vale lembrar também a ópera-rock Tommy (1969), do grupo The Who, outro marco dos "álbuns conceituais". Tudo isso contribuiu para a proliferação de bandas progressivas na primeira metade dos anos 70, o auge do gênero (1973), representadas por seus expoentes mais populares: Pink Floyd, Yes, Genesis e Emerson, Lake & Palmer (ELP).

A decadência do Rock Progressivo, porém, foi rápida, provocada por seu inimigo número 1, o Punk, surgido em 1976, com o ideal de resgatar a crueza básica do rock"’n"’roll e acabar com o que consideravam masturbação musical, egolatria e frescura de classe média, o que não concordo.

O Rock progressivo, também conhecido por prog rock ou prog, foi um subgênero do rock muito popular na década de 70, mas que ainda hoje possui uma enormidade de bandas e adeptos. O Punk não conseguiu verdadeiramente acabar com o prog! Da música em geral é o meu estilo preferido. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-gêneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o krautrock, o R.I.O, o metal progressivo, o metal sinfônico, o neo progressivo e outros; todos eles, apresentando inúmeras novas variantes. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados para esse gênero. O estilo inglês recebeu influências da música clássica e do jazz fusion, em contraste com o americano, historicamente influenciado pelo Rhythm and Blues (R&B) e pela música Country.

Discografia básica do Rock Progressivo

Apresento a vocês o básico do básico; uma seleção das bandas progressivas mais populares e suas obras mais representativas. Posso afirmar categoricamente que quem não conhece esses discos não conhecem o gênero!

1971 - Nursery Cryme - Genesis
Canções que compõem verdadeiras peças teatrais, interpretadas com maestria pelo vocalista Peter Gabriel (substituído em 1975 pelo baterista Phil Collins)

1972 - Close to the Edge - Yes
Contém apenas três faixas. Uma delas, And You and I, foi reduzida especialmente para tocar nas rádios americanas e obteve grande sucesso

1969 - Thick as a Brick - Jethro Tull
Álbum conceitual de uma única faixa. O grupo liderado por Ian Anderson já havia obtido grande sucesso em 1969 com uma versão de Bach (Bouree)

1972 - Per un Amico - Premiata Forneria Marconi
Esse álbum do trio italiano chamou a atenção dos ingleses do Emerson, Lake & Palmer, cujo apadrinhamento ajudou a ganhar fãs no mundo inteiro

1973 - Hamburguer Concerto - Focus
O terceiro álbum desse grupo holandês vendeu mais de 7 milhões de discos no mundo todo - feito surpreendente para um trabalho quase sem vocais inglês.

1973 - Brain Salad Surgery - Emerson, Lake & Palmer
O tecladista Keith Emerson e o baterista Carl Palmer estavam entre os mais extravagantes músicos de sua geração. É só ouvir esse disco para saber por quê

1973 - The Dark Side of the Moon - Pink Floyd
O quarto disco mais vendido da história do rock, ficou 741 semanas na parada americana. Foi inspirado no fundador da banda, Syd Barrett, que teve de deixá-la ao ficar esquizofrênico

1973 - In a Glass House - Gentle Giant
Grupo menos conhecido dos progressivos ingleses, mas talvez o mais sofisticado instrumentalmente. Com forte influência da música renascentista, soa muitas vezes como um quarteto de câmera de outro planeta

1974 - Red - King Crimson
O último disco gravado em estúdio na década de 70 pela banda, liderada pelo cultuado guitarrista Robert Fripp. O grupo retornou modernizado em 1981, conquistando até fãs da geração new wave

1975 - Snowgoose - Camel
Álbum conceitual inspirado em livro homônimo do escritor americano Paul Gallico. Conta a história de um corcunda que se isola da sociedade e cuida de aves feridas. Seu melhor amigo é um ganso

Sim, O Brasil possui grandes bandas de Progressivo


Vejam este documentário sobre o gênero musical "Rock Progressivo" e saibam mais sobre o desenvolvimento do estilo aqui no Brasil . O vídeo aborda a diversificada e surpreendente gama de bandas, músicos e estilos, que atuam ou atuaram na cena do rock progressivo nacional, onde falam do grandioso trabalho desses músicos, muitas vezes desconhecidos do público brasileiro, por conta da rejeição da mídia nacional que não dão o devido valor. Documentário produzido para a disciplina "Projeto em TV", da Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso.


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...