Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

20 fevereiro 2016

A História do Samba


O samba foi introduzido no Brasil no período colonial pelos escravos africanos sendo portanto, um estilo que provém da fusão entre as culturas: africana e brasileira. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba" e a manifestação durante muito tempo foi considerada um estilo de música e dança criminalizado e visto com preconceito, devido suas origens negras.

Há controvérsias sobre a origem da palavra "samba", mas provavelmente advém do termo africano "semba" que significa "umbigada". O samba está presente em todas as regiões brasileiras todavia, modifica-se conforme o local, sendo que os mais conhecidos são: samba da Bahia, samba carioca (Rio de Janeiro) e o samba paulista (São Paulo). Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.

Com o passar do tempo, o samba foi conquistando o público em geral e adquirindo um lugar de destaque entre os principais elementos da identidade cultural brasileira.

O samba é uma dança e um gênero musical considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular brasileira existentes em várias partes do país. Dependendo do tipo de samba, a música é feita com o violão, viola ou cavaquinho acompanhado de instrumentos de percussão (atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro).ber mais, acesse o link: Cultura Brasileira

Alguns subgêneros do Samba

Samba de roda: o samba de roda está associado à capoeira e ao culto dos orixás. Essa variante de samba surgiu na Bahia no século XIX, caracterizado por palmas e cantos, no qual os dançarinos bailam dentro de uma roda.

Samba-enredo: associado ao tema das escolas de samba, o samba-enredo é caracterizado por apresentar canções com temáticas de caráter histórico, social ou cultural. Essa variante de samba, surgiu no Rio de Janeiro na década de 30 com o desfile das escolas de samba.

Samba-canção: chamado também de "samba de meio de ano", o samba canção surge na década de 20 no Rio de Janeiro e se populariza no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Esse estilo é caracterizado por músicas românticas e ritmos mais lentos.

Samba-exaltação: o marco inicial desse estilo de samba é a música "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso (1903-1964), lançada no ano de 1939. Caracterizado por letras que apresentam temas patrióticos e ufanistas.

Samba de gafieira: Esse estilo de samba é derivado do maxixe e surgiu na década de 40. O samba de gafieira é uma dança de salão cujo homem conduz a mulher acompanhados por uma orquestra com ritmo acelerado.

Pagode: Essa variante do samba surgiu no Rio de Janeiro na década de 70, a partir da tradição das rodas de samba. Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos.

Outras variantes do samba: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, sambalanço, samba rock, samba jazz, samba-reggae, bossa nova, e outras mais.

Em 1917 foi gravado no Brasil o primeiro samba com o título: "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga , cantado por Bahiano.

Grandes sambistas brasileiros: Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso, de Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, João Bosco, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda, Nelson Cavaquinho, Demônios da Garoa, Elis Regina, Clara Nunes, Wilson Moreira.
todamateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...