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31 maio 2012

Vejam Como Surgiu A Internet !


     Podemos  dividir a história  da  humanidade  em  três  importantes  eras:  agrícola, industrial e digital. Na era digital a sociedade tem recebido o nome de  “sociedade da informação”, aquela cuja cultura e economia dependem essencialmente da tecnologia, da comunicação e da informação.  Em tese,  todos participam de alguma  maneira da interação, compartilhando o conhecimento com base nas informações que possuem.

     Através dessa convergência  tecnológica,  o processo de  troca de comunicação é muito facilitado. Hoje podemos processar informações  variadas em uma só forma: a forma digital. Diferentes aparelhos  são  multifuncionais, fazendo uso somente de um pequeno chip.  Através de celulares,  por exemplo,  acessamos  a  Internet,  ouvimos rádio e músicas em formato mp3, enviamos e-mails, fotos, vídeos e mensagens curtas de texto (SMS),  entre  tantas  outras  funções.  A era é nova e o nome que deram à sociedade atual é pomposo.  Deve-se tercuidado,  porém, em não generalizar, tendo em  vista  a  realidade  brasileira  que  é  marcada  pela  exclusão  digital. Com a queda de preços e o crescimento da  Internet  a  inclusão  digital  tem  aos  poucos acontecido, mas ainda a passos de tartaruga.

     Observemos o que nos ensina Hugo Assmann, professor e Doutor  em  Teologia, com ênfase em Filosofia da Educação:  "A sociedade da  informação é a sociedade que está sempre a constituir-se,  na qual são amplamente  utilizadas  tecnologias de armazenamento   e   transmissão  de  dados   e   informação  de   baixo  custo.  Esta generalização  da   utilização  da   informação  e  dos  dados   é  acompanhada   por  inovações    organizacionais,    comerciais,    sociais    e   jurídicas    que    alterarão profundamente o modo de vida tanto no mundo do  trabalho como na sociedade em geral. No futuro,  poderão  existir  modelos  diferentes de sociedade da  informação, tal  como  hoje existem  diferentes  modelos de  sociedades  industrializadas.  Esses modelos podem  divergir   na   medida  em  que  evitam   a  exclusão  social  e criam novas  oportunidades  para os desfavorecidos.  A  importância  da  dimensão  social caracteriza o modelo europeu. Este  modelo deverá  também  estar  imbuído de uma forte ética de solidariedade. A  mera  disponibilização crescente  da  informação não basta  para  caracterizar  uma  sociedade da  informação.   O  mais  importante  é  o desencadeamento de  um  vasto e continuado  processo de aprendizagem.”

     Neste contexto, podemos falar da Internet.  Ela  surgiu  nos  anos  60,  na  época da  Guerra  Fria,   nos  Estados  Unidos.   O  Departamento  de  Defesa  americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em  pontos  estratégicos. A  intenção  era  descentralizar  informações  valiosas  de  forma  que  não   fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.  Assim, a   ARPA (Advanced   Research   Projects  Agency),   uma   das    subdivisões   do Departamento, criou uma rede conhecida por ARPANET,  ligada por um backbone (“espinha dorsal”, isto é, estruturas de rede capazes de manipular  grandes  volumes de informações) que passava por debaixo da terra, o que dificultava  sua  destruição. O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores,  demorou chegar  ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados.

     No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais. Em 1991, a  comunidade  acadêmica brasileira   conseguiu,  através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas  internacionais. Em maio de 1995, a rede foi  aberta  para  fins comerciais, ficando a cargo da  iniciativa privada a  exploração dos serviços. Hoje,  para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.

     O  fenômeno Internet  difere dos outros  meios de comunicação  conhecidos até agora, haja  vista que a  postura do  receptor  no rádio e na  televisão é  meramente passiva,   enquanto  em  relação  à  Internet  o  receptor   participa  selecionando  e emitindo informações.  Há várias maneiras de trocar e obter informações através da Internet, dentre as quais:  World Wide Web (www),  mecanismos de busca,  e-mail (correio eletrônico), peer-to-peer, IRC (Internet Relay Chat),  VoIP (voz sobre IP), listas de discussão, bate-papos e mensagens instantâneas.  A própria rede,  por sua vez,  é  acessada  através  de  diversos  meios, caracterizando o  típico  exemplo de convergência tecnológica,  da  facilitação  no processo de troca de comunicação. A Internet está presente em computadores, celulares, palms, e aparelhos multifuncionais.

     Voltemos ao tempo. Conseguimos nos imaginar sem  esta  maravilhosa  invenção que hoje é uma oportunidade de atravessar  fronteiras,  derrubar   barreiras e dividir idéias de forma  única?  Além de tudo,  a  internet   aumenta a capacidade de leitura (também  estimulando  novas  leituras),   ajuda  a  encontrar  informações,   resolver problemas  e,  sem  dúvida,  a  adquirir  competências  cada  vez  mais  exigidas  no mercado de trabalho. Fica no ar a pergunta, cuja resposta soa um tanto óbvia  para
a maior parte dos usuários desta ferramenta incomparável.

Transcrição do texto de Carolina de Aguiar Teixeira Mendes
Consultora, Educadora e Pesquisadora - Direito & Educação - Novas Tecnologias - Colunista - Brasil Escola


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