Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

09 abril 2013

Dulcimer - O Instrumento Antecessor Do Piano



Dulcimer é um instrumento de cordas percutidas, de origem medieval. Consiste em uma caixa acústica de madeira com cordas metálicas de aço, dispostas horizontalmente, possuindo um número variável de cordas montadas sobre ela. Este instrumento pertence à família dos Saltérios e das Cítaras.

É composto de várias cordas de metal, dispostas em grupos de duas a cinco por nota e distribuídas ao longo de uma caixa de ressonância plana, de forma trapezoidal. As cordas passam sobre pontes que se encontran acopladas à caixa. Cada corda é equipada com uma surdina controlada por um pedal. O conjunto de timbres e sons do instrumento é bem amplo e vai desde o mais grave ao mais agudo, percorrendo várias oitavas. O som se produz quando as cordas são batidas por baquetas, pequenos martelos que produzem um som vibrante, seco e metálico. Existem variantes de disposição de escalas cromáticas e não cromáticas.

Considerado como antecessor do piano, embora não tenha teclas, o instrumento é originário do Oriente Médio, provavelmente do Irã. Seu uso foi muito difundido na Europa, principalmente na Espanha durante o século XII.

O dulcimer é usado na música folclórica (folk) de toda a Europa. No final do século XIX, o dulcimer húngaro (ou címbalo húngaro) deu lugar a um elaborado instrumento, totalmente cromático, com quatro pés e um pedal de surdina, assim como o piano, e que foi utilizado como instrumento principal na ópera de 1926, Háry János, do compositor húngaro Zoltán Kodály.
Fonte: pt.Wikipedia.org

Neste vídeo você poderá assistir e ouvir a execução do instrumento que deu origem ao piano, ao cravo, ao saltério dentre outros, chegando ao conhecido teclado de hoje. Poderá avaliar o maravilhoso som que brota daquelas caixas ressonantes, lembrando um pouco o timbre da cítara dos hindus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...