O conceito de música varia de acordo com a cultura e o contexto social, dependendo de vários fatores. A música pode ser desde composições fortemente complexas e organizadas, às mais simples e rudimentares, além das improvisadas ou até mesmo as de forma aleatória, muito em uso ultimamente, pois menos exige de quem a executa. Na verdade, hoje em dia, surgiu o pensamento de que de tudo que produz som é possível criar música. É evidente que, quanto à qualidade desta ou daquela, não cabe discussão!
Podemos dividí-la em gêneros e subgêneros (estilos), à vezes diferenciados por limites tão sutis, que se tornam conflitantes, consequentes de uma interpretação mais pessoal. Uma questão de ponto de vista! A meu ver, existem atualmente cerca de uns quinhentos estilos musicais diferenciados e reconhecidos.
Ao longo dos anos, a música se desenvolveu e encontrou expansão em várias áreas, possuindo atualmente diversas utilidades, não só como arte, mas também na área militar, educacional e terapêutica (musicoterapia), além de marcar presença em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. A musicoterapia, por exemplo, faz-se o uso inconsciente dela, a todo tempo, por todos e em todo lugar!..
Sabemos que a música é conhecida e praticada desde os primórdios da civilização. Provavelmente a observação dos sons agradáveis da natureza tenha despertado no homem a necessidade ou a vontade de organizar os sons de forma a alegrar o seu coração. Embora nenhum critério científico permita estabelecer o seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
Bem que Aristóteles disse certa vez que "a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição". Quem sou eu para discordar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO IMPORTANTE:
Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.