Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

15 abril 2013

Tuatha De Danann - O Orgulho Mineiro Do Folk Metal Brasileiro!



Tuatha de Danann é uma banda brasileira de folk metal e celtic metal, fundada em 1995 pelo multi-instrumentista Bruno Maia e o guitarrista Rodrigo Berne. Esta banda, natural de Varginha, Minas Gerais, é uma das pioneiras deste gênero musical no Brasil. Atualmente o grupo encontra-se em hiato, e seus fundadores estão trabalhando em projetos paralelos, Bruno Maia com as bandas Braia e Kernunna, e Rodrigo Berne com a banda Tray of Gift, grandes promessas brasileiras em construção.

Em 1996 lançaram uma fita demo como The Last Pendragon, cuja sonoridade era mais voltada para o estilo doom metal, embora já se avistasse as influências célticas. Logo se destacaram dentre as demais bandas do cenário nacional rendendo críticas muito positivas da mídia especializada.

Após este período a banda mudou seu nome para Tuatha de Danann, que melhor representava a temática proposta, mudando também o estilo musical. O nome vem da mitologia céltica e significa "o povo da deusa Danú", seres encantados que teriam habitado as terras célticas e que dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia. Normalmente o gênero metal e suas vertentes não me agrada o suficiente para que eu tome a iniciativa de pegar um CD para escutar, mas, sou obrigado a reconhecer e abrir algumas exceções e esta banda é, sem dúvida, uma delas.

Mais tarde, gravaram o CD Tuatha de Danann, com oito faixas. Com o sucesso crescente, vieram os álbuns Tingalaratingadun (2001), The Delirium has Just Began (2002) e Trova di Danú (2004), o trabalho mais recente do grupo. Em 2005, durante a primeira turnê internacional da banda, fizeram uma apresentação no mundialmente famoso festival Wacken Open Air, na Alemanha, que culminou com o relançamento do álbum Trova di Danú na Europa. Em 2008, com participação especial de vários músicos, a banda realizou uma apresentação acústica para gravação de um DVD. Lançado no final de 2009, o DVD Tuatha de Danann Acoustic Live conta com versões de músicas inclusive do primeiro CD.

No final de 2010 Bruno saiu da banda para dedicar-se ao Braia, no qual ele lançou um disco e um DVD ao vivo e ao Kernunna, a sua nova banda. Nesse período o guitarrista Rodrigo Berne formou uma nova banda de celtic folk metal, chamada Tray of Gift, e está lançando o seu primeiro CD pela Cogumelo Records.

Ainda conheço pouco deles com suas novas bandas, mas diante do que conheço no Tuatha de Danann certamente não deixarão por menos! O melhor disco deles na minha opinião é o Trova di Danú, o da capa ilustrada acima, gravado em 2004.
Mais informações por e-mail
Pesquisa: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...