Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

26 maio 2014

O Terço, Uma Das Melhores Bandas De Rock Progressivo Nacional



Um dos mais importantes grupos brasileiros do rock anos 70, o Terço nasce com a seguinte formação: Hinds (guitarra), César das Mercês (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). Em 1970, com a substituição de Mercês por Jorge Amiden, o grupo lança seu primeiro LP (rock tipo anos 50, 60 com leves toques progressivos). O segundo trabalho, também homônimo, traz uma sonoridade mais progressiva e é, talvez o disco mais homogêneo de toda a carreira da banda.

Dois anos depois, em 1975, seria lançado o LP que consagraria definitivamente a banda, formada então por Hinds, Magrão, Moreno e Flávio Venturini. "Criaturas da Noite" recebeu anos depois, uma versão em inglês entitulada "Shining Days, Summer Nights" que viraria hit nacional, vendendo centenas de milhares de cópias e presenteando o público com uma das obras-primas do progressivo brasileiro, a faixa entitulada "1974". É o disco destacado acima, o qual recomendo veementemente.

O Terço segue estrada lançando no ano seguinte, "Casa Encantada", com a participação de Mercês na flauta e vocal, conseguindo também uma ótima vendagem. Esses dois álbuns seriam relançados em CD, na Itália, pela Vinyl Magic. Logo a seguir Venturini sai da banda e cria o 14 Bis, com o qual grava 8 Lps e em seguida inicia a sua carreira-solo. Os trabalhos seguintes da banda, após a sua saída, seriam decepcionantes para os amantes do progressivo. Os fãs tiveram que esperar muitos anos até 1993, quando a nova banda, formada por Hinds, Franklin Paolillo (bateria), Luiz de Boni (teclados) e Andrei Ivanovic (baixo), lança "Time Travellers", excelente disco de progressivo sinfônico que, apesar de não ter nada a ver com os trabalhos consagrados do grupo, pelo menos resgata algo do estilo para os velhos seguidores. O grupo, em 1993, abriria o show do Marillion no Brasil com músicas do novo trabalho. Um ao vivo, pela Movieplay, seria publicado em 1994, apresentando o Terço junto a uma orquestra sinfônica.

Em 2000 a banda se apresenta no Rio Art Rock Festival, no Rio de Janeiro com um show curto, mas aclamado e tido como um dos melhores do evento. Em 2001 e 2002 a banda ensaia a volta com a formação clássica do disco "Criaturas da Noite". Alguns ensaios chegam a se realizar mas a morte repentina de Moreno adia o projeto momentaneamente. A dica de hoje para download fica por conta do disco: O Terço Criaturas da Noite (1975). Mais informações: "info & links here"
Dados: rock progressivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...