Banda holandesa de beat rock, rock and roll, rock psicodélico e blues rock, Shocking Blue foi criada em 1967 pelo guitarrista Robbie van Leeuwen (guitarra, sitar e voz de apoio). Completando o time veio o baterista Cor van der Beek, o baixista Klaassje van der Wal e o cantor Fred de Wilde. Mais tarde, novos membros foram substituindo os veteranos. Na voz entrou Mariska Veres, que ficou de 1968 até 1974. Depois veio também Leo van de Ketterij (guitarra, 1970–1971), Martin van Wijk (guitarra, 1973–1974) e Henk Smitskamp (baixo, 1972–1974).
Em 1968 a banda gravou um disco que fez relativo sucesso. Quando o empresário conheceu Mariska Veres, que cantava na banda "Bumble Bee", logo sentiu que ela era a peça que faltava para dar um upgrade na banda, o que acabou acontecendo, pois logo em seguida ela se tornou a vocalista titular do Shocking Blue.
Nos anos 70 o sucesso começou a sair das fronteiras da Holanda, chegando aos Estados Unidos e logo, em toda parte do mundo com o single Venus. Com a voz rouca e forte, maquiagem e roupas que confudiam as pessoas sobre o sexo da cantora, Mariska dava um show à parte. A música Venus rendeu à banda muita popularidade e dinheiro, com mais de 5 milhões de cópias vendidas no mundo. Em seguida, a banda lançou um novo disco chamado "At Home" que trazia além do single Venus, a música Love Buzz, que mais tarde foi regravada pela banda Nirvana.
A banda seguiu lançando excelentes singles, que fizeram enorme sucesso no resto da Europa e Japão, como Mighty Joe, Never Marry a Railroad Man, vendendo mais de um milhão de cópias com estes singles. Ainda fizeram muito sucesso com Hello Darkness, Shocking You, Long and Lonesome Road, Send Me a Postcard, Blossom Lady, Out of Sight, Out of Mind e Inkpot.
Com o passar do tempo, em 1971, depois de inúmeros sucessos, o guitarrista acabou deixando a banda e Mariska continuou como trio até 1974, quando acabou de vez.. Mas, a essa altura, eles já haviam vendido mais de 13,5 milhões de discos, só até 1973. Vale a pena adquirir uma coletânea para relembrar os inúmeros sucessos da banda, realmente inesquecíveis e que marcaram muito nossas vidas na década de 70. Sugiro então a excelente coletânea: Shocking Blue - Best of Shocking Blue, de 1986. Mais informações: "info & links here"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO IMPORTANTE:
Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.