Um belo dia aquele HD que continha seus dados deu “piripac” e você lembrou que não tinha cópia dos dados… e agora, o que fazer?
Antes de se desesperar, faça alguns testes para saber se o mesmo tem recuperação. Existem alguns testes básicos que você mesmo pode fazer e assim ter informações suficientes para a tomada de decisão.
Antes, porém, uma dica universal: NÃO FORMATE!
E outra: Nunca, jamais, sob hipótese alguma desmonte o disco, pois ele é fechado hermeticamente para evitar danos nos discos (que são magnéticos e atraem tudo quanto é tipo de sujeira).
Todo HD, para ser reconhecido pela BIOS, deve:
a) ser alimentado (energia elétrica);
b) estar jumpeado ou pelo menos ser reconhecido automaticamente em nível de conexão (primário, secundário, sata, ide, sas (novo scsi), etc);
Se ele não aparecer na tela inicial da BIOS existem boas chances de a placa eletrônica (alguns chamam de placa lógica) – (externa – de circuitos eletrônicos, geralmente da cor verde) estar danificada ou a CMOS não conseguiu identificá-lo adequadamente (HD Sata são automaticamente reconhecidos).
Como testar um HD para saber se está danificado?
Primeiramente entre na BIOS e verifique se ele está sendo detectado (o local depende muito do fabricante da BIOS), mas geralmente no primeiro item da tela da BIOS ou em STANDARD CMOS FEATURES (PHOENIX – AWARD BIOS) ou MAIN (American Megatrends Inc.) Então verifique os seguintes ítens:
1º Teste: Ele aparece na BIOS? Se a resposta é sim, o problema já não está na placa lógica/eletrônica externa.
2° Teste: Ligue o cabo de energia nele e observe se o HD vibra. Se ele não vibra (como se os discos estivessem rodando), então o problema pode ser apenas na placa lógica/eletrônica externa.
Se ele vibra, mas não faz barulho: Coloque-o no ouvido (ou use um estetoscópio) e verifique se está fazendo algum ruído. Se o houver ruídos do tipo estalos, provavelmente a cabeça de leitura está se movendo e causando estragos.
Em alguns casos uma leve pancada pode fazer a cabeça se afastar do disco. Geralmente este tipo de problema não tem solução, mas vale a pena fazer um orçamento numa empresa especializada na área de recuperação de dados.
3º Teste: Quando o HD não é detectado na BIOS… Ótimo, talvez o problema pode ser solucionado com a troca da placa lógica externa. A placa pode ser trocada como em todo equipamento eletrônico, porém, deve-se levar em conta: Marca/Modelo/Série (ex: WD Caviar Blue WD3200AAJS-00L7A0 HD da Western Digital de 320 GB) têm que ser idênticos;
Fique de olho no formato da placa, além dos dados de identificação previamente citados. Alguns componentes da placa também podem ser trocados, basta que exista um técnico em eletrônica disposto à fazer isto.
Alguns casos de barulho na cabeça de leitura podem ser solucionados congelando o HD. Se o HD tiver cabeças de leitura arranhando as trilhas, impossibilitando o acesso a seus dados, deixá-lo no freezer fará com que os cilindros se contraiam e assim as cabeças desencostarão das trilhas. Por um intervalo curto de tempo (enquanto houver contração nos metais), o HD poderá voltar a girar, até que o HD aqueça. Esse tempo é suficiente para a gravação dos dados em outra mídia, recuperando assim os arquivos desejados. Recomenda-se, por razões óbvias, embalar o HD de forma hermética antes de inseri-lo no freezer. Portanto, veja ressalvas no link abaixo.
Fonte: site Tecmundo
Veja neste vídeo uma segunda opção:
Para saber mais dicas sobre o assunto acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=dFEnUrNGwm0 http://forum.techtudo.com.br/perguntas/96022/como-recuperar-dados-de-um-hd-externo-danificado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO IMPORTANTE:
Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.