Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

30 março 2016

Grand Funk Railroad - We're An American Band (1973)
Isso é Rock And Roll Pra Valer!


Na minha opinião, por trás dessa capa simples se esconde o melhor disco lançado por essa banda de hard rock dos anos 70 chamada "Grand Funk Railroad", ou simplesmente "Grand Funk", descoberta em 1969 no Atlanta Pop Festival. Foi uma banda muito importante no cenário musical dos Estados Unidos no início da década de 70 e que chegou a ser a grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60, início dos 70.

Numa época em que a música era dominada pelos grandes nomes britânicos como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, o Grand Funk Railroad foi a primeira poderosa resposta genuinamente norte-americana no cenário do Hard Rock. Eram quatro amigos que se juntaram para formar a antiga banda Jazzmasters, que de jazz não tocavam nada, mas faziam um Rock And Roll notável e tocavam tão alto quanto seus amplificadores podiam suportar. Era formado por: Mark Farner, guitarra e vocal; Don Brewer, bateria e vocal; Craig Frost, órgão e piano e Don Lester baixo elétrico.

No clima da época, os jovens norte-americanos já não acreditavam mais em seu país e nem nos seus líderes. Estavam cheios de dúvidas, medos e incertezas, como a guerra do Vietnam, que se prolongava e roubava cada vez mais as vidas dos adolescentes convocados para lutar no conflito. Foi neste ambiente que floresceu a contra-cultura que o "Grand Funk" desenvolveu, com suas letras contestadoras, pacifistas, porém, ao mesmo tempo, com um rock rebelde, inovador, harmônico e bastante agressivo para a época, transformando-se num alvo de identificação para aquela multidão de jovens esmorecidos.

Agora, mais comerciais, eles não são mais aqueles jovens contestadores e muito menos quatro rostos anônimos na multidão, mas sim, estrelas do show business americano, máquina que volta aos trilhos do ouro e da platina, agora com milhões de dólares e milhões de público. Seus críticos, ainda menos jovens e  mais conservadores, agora aplaudem o grupo e passam a apreciar as suas habilidades com o velho rock, que ainda fazem muito bem.

Esse disco nos mostra um grupo com uma sonoridade mais madura e mais acessível ao público em geral, sendo o responsável por conquistar definitivamente os fãs. Canções como a faixa-título, “Stop Lookin’ Back”, “The Railroad” e “Loneliest Rider”, são exemplos de composições de hard rock de primeira qualidade. Excelente álbum, apresentando uma banda competente e inspirada, obrigatório para os fãs de um Rock And Roll de ótima qualidade. wikipedia

Tracklist
01. We're an American Band
02. Stop Lookin' Back
03. Creepin'
04. Black Licorice
05. The Railroad
06. Ain't Got Nobody
07. Walk Like a Man
08. Loneliest Rider

A Banda
Mark Farner – Guitarra, Teclado, Vocal
Don Brewer – Bateria, Percussão, Vocal
Mel Schacher – Baixo
Craig Frost – Teclado

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...