Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

29 março 2016

Jadis - More Than Meets the Eye (1992)


Para uma banda tão nova é até estranho dizer que é muito difícil falar sobre o passado do Jadis pré anos 90. O próprio guitarrista, vocalista e fundador Gary Chandler parece não querer falar muito sobre isso, dando ênfase à grande musicalidade da formação atual - no que está correto. No entanto, o grupo tem uma história bastante comprida antes de chegar ao seu aclamado primeiro CD, hoje tido como um clássico do neo-progressivo, o "More than Meets the Eye".

Na verdade, a trajetória inicial do grupo vem bem do início dos anos 80, sendo eles um dos autênticos representantes do nascimento do movimento neo-progressivo. Apenas gravaram mais tarde que a maioria. O grupo foi formado em 1982 pelo guitarrista e vocalista Chandler, o baixista Trevor Howkins e o baterista Mark Ridout (ex IQ e The Lens).

"More than Meets The Eye" foi lançado em 1992, mas na época da gravação May já nào estava na banda e o IQ John Jowitt foi convidado para o seu posto. Jowitt acabaria sendo efetivado oficialmente pouco depois, e tocaria na maioria dos lançamentos do grupo nos anos 90, junto com Orford, mas na capa do disco é creditado como músico convidado ainda.

O disco é considerado por muitos fãs como o melhor da carreira do Jadis, embora a banda, ao contrário da maioria de seus contemporâneos, sempre primou por uma qualidade ímpar em todos os seus discos até hoje, sem fazer quaisquer concessões para comercialismos. No entanto, não deixa de ser verdade que o primeiro disco é o que mais se aproxima do estilo neo-progressivo que conhecemos no início dos anos 80, já que o grupo mostraria uma notável evolução durante os anos seguintes, acrescentando mais influências e versatilidade dentro da sua forma de compor.

More than Meets the Eye é considerado um clássico do neo-prog, ainda que seja um clássico tardio e tenha sido lançado após os anos 80. pois, é sempre mencionado como uma referência do movimento e a maioria de suas músicas sobreviveu ao teste do tempo e até hoje o grupo toca a maioria delas nos seus shows.

Tracklist
Music by Jadis, lyrics by Gary Chandler.
01. Sleepwalk - 7:50
02. Hiding In The Corner - 4:17
03. G.13 - 5:43
04. Wonderful World - 8:42
05. More Then Meets The Eye - 4:52
06. The Beginning And The End - 6:11
07. Holding Your Breath - 9:43

A Banda
- Gary Chandler - guitar, lead vocals
- Martin Orford - keyboards, backing vocals, producer
- John Jowitt - bass
- Stephen Christey - drums, percussion

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...