Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

14 setembro 2012

Como Localizar Pastas e Arquivos que Sumiram do seu Computador?


Outro dia me deparei com um problema, que já há algum tempo não via acontecer. Chegando em casa, ao abrir um pendrive recém-gravado, constatei que não aparecia nada nele gravado; e resolvi regravar os arquivos novamente.

Porém, quando fui colar os arquivos novamente no pendrive, uma janela se abriu me notificando de que aqueles arquivos já existiam lá dentro. O que teria acontecido? Na realidade tudo já estava lá gravado, só que numa situação oculta. As pastas e arquivos literalmente sumiram para leitura e vizualização e não foram excluídas! Certamente esses arquivos ainda estariam por lá, pois estavam ocupando espaço físico no HD. Não me perguntem, pois eu não saberia lhes dizer como ou porque isto acontece!

Pesquisando mais sobre o assunto descobri que essas músicas ficaram lá arquivadas com propriedade "Oculta" e, por isso, não apareciam na pasta do pendrive. Quando o sistema operacional se desconfigura por algum motivo inexplicável acontece isto. Talvez isto seja obra de algum vírus ou um malware qualquer; ou mesmo um corte abrupto de energia que tenha danificado o sistema. Mas em  se tratando de informática, podemos contar ou esperar todo tipo de acontecimento, positivo ou negativo. Geralmente, quando isto ocorre você consegue identificar o fato observando no pé da página, bem lá embaixo, à sua esquerda, onde mostra quantos arquivos estão contidos nas páginas ou pastas. Tendo algum arquivo oculto, certamente isto estará identificado lá também.

Como resolver a questão?

Para corrigir este problema você pode refazer a configuração das pastas do seu computador, promovendo algumas pequenas e rápidas alterações. Se os arquivos que sumiram estavam em qualquer pasta, como por exemplo em "Meus documentos", ou mesmo na página do pendrive que se abre na tela quando conectado ao PC, vá no menu lá em cima da página que se abre, clique em "Ferramentas"; "Opções de pasta"; "Modo de Exibição". Depois, bem mais embaixo, nesta mesma janela aberta, localizar "Arquivos e pastas ocultos" e selecionar o ítem "Mostrar pastas e arquivos ocultos" e pronto. Pode conferir que agora as pastas que haviam sumido estarão lá bem visíveis e pronta para uso.

Se não for este o problema, não vai aparecer nada lá na pasta, podendo então ser falha no dispositivo removível (pendrive). Neste caso, mande o Windows fazer uma verificação nele e corrigir possíveis erros, se necessário.

Caso mesmo assim não as localize e não tenham sido apagadas, use então o localizador do Windows, onde você terá que digitar algum texto, ou palavra ou um nome de arquivo ou música, qualquer coisa que você se lembra que estava nesta pasta que desapareceu e mande pesquisar. Ao localizar um, você achará o restante.

Noutra situação também, às vezes, alguém pode ter movido acidentalmente estas pastas para outro local e não tenha se dado conta disto. Novamente, podemos lançar mão do localizador do Windows e você já deve saber como fazer isto, mas no caso de dúvidas, é só clicar em "Iniciar", depois em "Pesquisar", depois em "Todos arquivos e Pastas", digitar o nome do arquivo que procura e clicar em "Ok". O Windows vai procurar para você e depois vai te mostrar uma relação de possibilidades onde você deverá encontrar o que procura.

Ou, finalmente, os arquivos podem também ter sido involuntariamente deletados. Neste caso você poderá baixar um programa de recuperação de arquivos. Eu particularmente recomendo o "Recuva", por conhecê-lo, ou o "Glary Undelete", que dizem ser também eficiente. Você poderá baixá-los gratuitamente no www.baixaki.com.br ou no www.superdownloads.com.br e instalá-los sem dificuldade, seguindo as instruções neles contidas. Com essa matéria espero ajudar aos amigos que porventura venham a passar por esta situação.

8 comentários:

  1. Arquivos do HD externo ou Pen Drive sumiram, mas continuam ocupando espaço no dispositivo.
    Este problema ocorre por causa de um vírus, e pode afetar também pen drive e outros dispositivos moveis de armazenamento.

    Proceda da seguinte forma.

    Clique no botão iniciar
    Clique em executar
    Digite CMD e de enter
    Selecione a Unidade que está apresentando o problema (ex: D: e clique enter)
    Digite o comando ATTRIB -H -S /D /S
    Depois aperte o enter.

    fonte:
    http://suporteedicasdeinformatica.blogspot.com.br/2012/10/arquivos-do-hd-externo-ou-pen-drive.html

    ResponderExcluir
  2. Os nossos agradecimentos a Marco Aurélio, que muito gentilmente veio complementar e enriquecer a postagem. Agora, além das opções citadas na postagem, o leitor conta com mais esta. O nosso agradecimento a Marco Aurélio pelo acréssimo. Devemos dar também os créditos a Alessandro Barbosa (do site citado anteriormente, e que recomendo), que é o autor do conteúdo original comentado acima. Abraço e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Se for Win7- ABRA O BLOCO DO NOTAS - COLE> ATTRIB -H -S /D /S - SALVE O BLOCO COMO> OCULTO.BAT - COPIE ELE E COLE NA UNIDADE DE DISCO QUE ESTÁ OCULTA - CLIQUE COM O MOUSE DIREITO SOBRE ESSE ARQUIVO - EXECULTE ESSE ARQUIVO COMO ADIMINISTRADOR= PRONTO ELE IRÁ ACHAR O ARQUIVO QUE SUMIU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fazer se der arquivo negado quando executo o arquivo do bloco de notas!

      Excluir
  4. Caro Carlinhos, obrigado por mais esta opção para resolver o assunto que aflige a tantas pessoas. Valeu pela força! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Anônimo, quanto à sua pergunta: "O que fazer se der arquivo negado quando executo o arquivo do bloco de notas!", se entendi o que você está querendo dizer, o seu windows deverá fazer uma verificação para corrigir possíveis erros.

    ResponderExcluir



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...