Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

06 abril 2012

Poluição Sonora. Não Só Ambiental, Mas Também Um Problema Social !























     Este  não é um  problema restrito à nós. A abrangência é global. Mais que um problema ambiental, a poluição sonora  é também um problema social. É originada pela produção de sons com elevada intensidade, às vezes se tornando insuportáveis, passando a ser considerado como ruído perturbador.

     Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode agüentar sem que haja prejuízos é de 65 dB(decibéis). A partir daí podem ser causados problemas que vão desde o estresse e a  insônia por causa do barulho, até a perda irreversível da capacidade auditiva.

     No Brasil, as principais leis que regulamentam os níveis de ruído são as resoluções CONAMA 001/90, que adota os padrões estabelecidos na NBR 10.151 para avaliar os ruídos em áreas habitadas, e a  CONAMA 002/90  que criou o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora – Silêncio. Outra norma  utilizada no controle deste tipo de poluição é NBR 10.152 que estipula limites em decibéis para a emissão de ruídos em determinados locais de acordo com o ambiente e o tempo  de exposição a que as pessoas ficam submetidas.

     Mas, de onde vem essa poluição sonora?  Ela se faz sentir com mais  intensidade nas grandes cidades, nas zonas com maior densidade populacional, onde as principais fontes estão nas máquinas da construção civil, no trânsito e no movimento caótico dos centros urbanos, nas atividades  industriais, no movimento de grande número de pessoas em espaços fechados, aviões, locomotivas, etc. Até dentro das igrejas, às vezes, num espaço de pequena metragem, colocam-se microfones e  amplificadores. Mas as pequenas cidades, como a nossa, também sofrem os seus efeitos maléficos.
Por ser um tipo de poluição impossível de se ver, a poluição sonora muitas vezes passa desapercebida, ou então, as pessoas acabam se acostumando a ela.

     Outras fontes também muito importantes são as discotecas, os  carros de  som (não sei para que tanto aparato, pois quem vai ouvir certamente ainda não é surdo, vai ficar) e os de propaganda volante, que não fogem à regra. Os shows musicais e eventos relacionados, que embora não sejam de longa duração, causam um grande sofrimento para as pessoas que moram nas proximidades, às  vezes, obrigando-as até a se mudarem temporáriamente, como é o meu caso e de alguns vizinhos que ainda têm esta opção para lançar mão. Segundo pesquisa, é atribuído à poluição sonora, a culpa pelo progressivo nível de ensurdecimento, principalmente da população jovem, pois esta barulhada   desnescessária, certamente é prejudicial. Amiúde, as pessoas confundem qualidade com volume de som.  Para se ter uma  idéia, aqui em São João, quando da esperada Exposição de Botequins que temos anualmente e que leva embora, todo ano, parte do esmirrado capital de giro da cidade, alguns  moradores do distrito de Roça Grande, por exemplo, segundo eles mesmos, com pouco esforço, escutam todo o desenrolar da grande festa. Já ouvi, também a título de reclamação, a mesma coisa de moradores dos bairros circunvizinhos e até mesmo dos mais distantes. Analizando com mais profundidade,  também é o resultado da falta de senso de cidadania das pessoas (e aí está incluído a  educação, a percepção de limites e a noção do direito do outro), falta de vontade das pessoas públicas, e um monte de outras coisas. Que me desculpem pelo desabafo, mas é um enorme sacrifício que todos nós fazemos todas as vezes que acontece alguma festa por lá! Fica impossível conversar, ver TV e, principalmente, dormir, enquanto não termina a baderna lá pelas quatro ou cinco horas da manhã.




     A poluição sonora pode trazer sérios problemas de saúde para a espécie humana, assim como para outras espécies. A exposição frequente a sons de alta intensidade pode provocar lesões auditivas graves, podendo mesmo levar à surdez. Além disso, a poluição sonora pode provocar stresse e  consequências que daí advém, como dificuldade de concentração e dificuldade em dormir. Este  problema é reversível, ou seja, através do uso de medidas de prevenção é possível evitá-lo. Algumas formas de fazer isto seriam: sensibilizar a população no sentido de evitar a poluição sonora e evitar  longas exposições a sons demasiado intensos; uso de protecções nos ouvidos em trabalhos que exigem exposição a ruído; evitar a ida com frequência a discotecas e locais públicos com sons intensos; elaboração de acordos que regulem a emissão de ruído, ou simplesmente fazer uso das regras que já existem regulamentadas em lei. Mas, sem fiscalização e punição nada funciona. É uma questão de querer resolver, pois as leis existentes já dão pleno amparo às ações.

     A poluição sonora é hoje um problema muito preocupante e cabe a todos fazer algo para evitá-la, pois as suas consequências vão ser cada vez mais intensas. Vamos fazer a nossa parte???...
dados: poluição.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...