Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

17 abril 2014

Banda Do Sol - Um Bom progressivo Nacional



Embora muitos não concordem, ou mesmo por mero desconhecimento, o Brasil tem uma grande tradição no rock progressivo. Na realidade o estilo é muito popular no país desde os anos 70, quando semeou na juventude daquela época o amor pelas composições super elaboradas, o que dá a característica ao gênero. Enquanto bandas já estabelecidas como "Os Mutantes"mergulhavam fundo no prog brasileiro, várias outras bandas começavam a surgir e gravar álbuns hoje considerados grandes clássicos do estilo, como é o caso de "O Som Nosso de Cada Dia" e "O Terço", dentre várias outras.

A Banda do Sol faz parte deste cenário. Surgida no início da década de 80, gravou um único disco, o "Banda do Sol", lançado em 1982, e depois se separou. Os integrantes trilharam caminhos diferentes e a banda encerrou as suas atividades, até que, no final da década de 2000, foi reativada.

O line-up se estabilizou com Moa Jr (vocal, guitarra e violão), Fran Simi (guitarra), Allex Bessa (teclados, piano), Cesinha Rodrigues (baixo) e Fábio Fernandes (bateria), e o próximo e natural passo foi a gravação do segundo trabalho, intitulado "Tempo".

O álbum reúne composições de diversas fases da banda. Gravado em três estúdios paulistas e mixado pelo conceituado Billy Sherwood, ex-guitarrista do Yes e produtor, com larga experiência em discos de bandas como Motörhead, Paul Rodgers e Ratt, "Tempo" é um trabalho atual que ainda preserva aquela maravilhosa aura setentista. Numa análise mais imparcial nota-se que o disco está meio distante disso, mas temos que reconhecer que as composições de modo geral são de qualidade inegável e de uma identidade artística bastante forte, que certamente agradará o ouvinte de prog.

O som da Banda do Sol requer um certo estado de espírito e de consciência propícios para que a música seja o principal elemento e, dessa maneira, possa ser curtida em sua totalidade. O que o quinteto faz é um tipo de música de alto nível, onde pouquíssimas bandas atualmente se atrevem chegar. Os integrantes do grupo soam muitas vezes como artesãos esculpindo atmosferas sonoras repletas de detalhes, o que faz do álbum uma experiência reconfortante aos ouvidos.

A música que dá nome ao álbum nos mostra toda a capacidade criativa da Banda do Sol. “Tempo” tem um ótimo solo de guitarra, repleto de feeling, e é a faixa mais prog do disco. O jazz fusion aparece em “Fabito”, excelente composição instrumental, que na minha opinião é a melhor música do álbum.

Numa análise geral podemos dizer que "Tempo" não é uma obra-prima incontestável como os famosos clássicos do progressivo. Na verdade o disco está meio distante disso. Em contrapartida, somos obrigado a reconhecer que as músicas são de qualidade inegável, contendo uma identidade artística bastante forte que certamente agradará o ouvinte. Pena que durante as gravações foi usado muito reverber, praticamente em todo o disco e comprimiu-se em demasia, abafando sua sonoridade. Mas, mesmo com tudo isto, se você é fã de rock progressivo, compre de olhos fechados e ouvidos bem abertos! Certamente não se arrependerá. Mais informações: "info & links here"

Faixas:

1.Som do Sol
2.Voar
3.Quem Eu Sou?
4.Yes Blues
5.Praça da Paz
6.Tempo
7.Fabito
8.Maya
9.Sinal de Liberdade
10.Janavatar
11.Prana (ao vivo)
12.Mahavishnu (ao vivo)
Dica de Ricardo Seelig
Adaptação: Renê


2 comentários:

  1. Opas. A parceria no http://portrasdavitrola.blogspot.com.br/ começou faz uns dias.

    ResponderExcluir
  2. Caro Tarkin, lhe agradeço a confiança. Devo lhe dizer que além de música, que é o objetivo principal deste blog, pois sou amante e colecionador, falamos também sobre quaklquer assunto que seja de interesse coletivo, que venha a contribuir para o crescimento das pessoas. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...