Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

18 maio 2017

Almôndegas - Circo de Marionetes (1978)
Pioneirismo Gaúcho


A mescla de regionalismo com música pop, espécie de marca registrada da banda, surgiu meio que por acaso. Em um show no antigo "Encouraçado Botequim", o grupo cantou "Amargo", de Lupicínio Rodrigues, e a reação da platéia foi calorosa. Com o aval do público, os músicos passaram a repetir a apresentação em outros shows e levaram a experiência para o primeiro disco.

Gravaram o primeiro LP, "Almôndegas", em 1975, no mesmo ano do lançamento do disco "Aqui", trabalho este que colocou a faixa "Canção da Meia-noite" na novela Saramandaia. Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro, onde Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, vieram mais dois discos: "Gaudêncio Sete Luas", uma coletânea dos anteriores e "Alhos com Bugalhos".

A trajetória da carreira do Almôndegas culminou com o espetacular disco "Circo de Marionetes", de 1978 e que, partcularmente, considero como sendo o seu melhor disco. Este foi o último lançado pela banda. Em 1979 o grupo se desfez.

Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançado junto com as sementes do que viria a ser o Rock do Sul, o grupo nunca negou as suas raízes sulistas, tanto que participaram, em 1975, da 5ª "Califórnia da Canção Nativa", com a música "Piquete do Caveira". Seus componentes mais famosos foram os irmãos Kleiton e Kledir, que depois de se separarem  da  banda  em  1979  fizeram muito sucesso em carreira solo, como uma dupla de  MPB e Rock.

Tracklist
01 – Céu do Rio de Janeiro – Zé Flávio e Kledir Ramil
02 – Mantra – Kleiton Ramil e Zé Flávio
03 – Muchacha – Kleiton Ramil e Kledir Ramil
04 – Trama – Kledir Ramil
05 – Androginismo – Kledir Ramil
06 – Cascata – Kledir Ramil
07 – Cheiro de Jasmin – Zé Flávio e Kledir Ramil
08 – Estórias Pra Você – Zé Flávio
09 – Mulher Maluca – Zé Flávio
10 – Harmonia – Kledir Ramil
11 – Alô, Buenas – Kleiton Ramil
12 – Voltando Pra Casa – Zé Flávio e João Baptist
13 – Circo de Marionetes – Kleiton Ramil e Kledir Ramil

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...