Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

22 agosto 2013

Alan Parsons Project - Faz Um Ótimo Progressivo Eletrônico



Alan Parsons, produtor de discos inglês, após ter trabalhado como engenheiro de som no famoso estúdio Abbey Road, atuando em gravações dos Beatles e no álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, fundou o grupo The Alan Parsons Project em meados da década de 70. 

Portanto, The Alan Parsons Project é um grupo de rock progressivo inglês formado em 1975 por Alan Parsons e Eric Woolfson. Na verdade eles fazem uma mistura de rock progressivo e eletrônico. O primeiro e espetacular disco da banda, chamado "Tales of Mystery and Imagination of Edgar Allan Poe", de 1975, um progressivo totalmente criado em cima do estilo clássico, nos mostra uma outra face da banda, possivelmente influenciada por Eric Woolfson. Também gosto muito dos discos "I Robot", de 1977, "Pyramid", de 1978, onde a mistura progressiva eletrônica se mostra bastante presente.

Muitos dos seus títulos, especialmente os primeiros, partilham traços comuns com The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, talvez influenciado pela participação de Alan Parsons como engenheiro de som na produção deste álbum em 1973.

O grupo era bastante inconstante na continuidade dos seus membros. Em particular, as vocalizações principais pareciam alternar entre Woolfson (principalmente nas canções lentas e melancólicas) e uma grande variedade de vocalistas convidados, escolhidos de acordo com as características destes e dos temas propostos.

Mesmo com todas as demais participações vocais e o restante do grupo, considero que o verdadeiro cerne da banda consistia exclusivamente em Alan Parsons e Eric Woolfson. Eric Woolfson era um advogado por profissão, mas também um compositor clássico treinado, além de exímio pianista. Alan Parsons era um produtor musical e diferenciado engenheiro de som de grande sucesso.

Andrew Powell (compositor e organizador de música de orquestra durante a vida do projeto), Ian Bairnson (guitarrista) e Richard Cottle (sintetizador e saxofonista), também tornaram-se partes integrantes do projeto. Powell formou uma banda sonora, ao estilo do projeto, para o filme Feitiço de Áquila, de Richard Donner. Quanto a um disco recomendado, existem por aí ótimas coletâneas da banda, indicadas para aquisição e que substituem à altura toda a discografia.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...