Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

29 abril 2013

Como Surgiram As Notas Musicais?



Nota musical é o nome dado a um elemento sonoro formado por uma vibração no ar. Uma nota musical pode ser definida por claves e ser mais grave ou aguda. Fisicamente o som de uma nota musical é uma onda que se propaga pelo ar em determinada frequência. O ser humano capta essa frequência e a ela dá-se o nome de som. A combinação dessas notas musicais pode definir uma harmonia, melodia. Esta arte é conhecida como música.

As notas musicais básicas são chamadas de dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Sua origem é da música coral medieval. O responsável pela nomenclatura das notas foi o monge italiano chamado Guido d’Arezzo. Elas foram tiradas de um texto do hino a São João Batista. Eis o texto: Ut queant laxis, Resonare fibris, Mira gestorum, Famuli tuorum, Solve polluti, Labii reatu. Perceba que a primeira sílaba das primeiras palavras corresponde a uma das notas musicais (menos o Ut). Posteriormente o termo seria trocado por por sugestão do músico italiano Giovanni Battista Doni.

Nas línguas anglo-saxônicas a nomenclatura para as notas musicais é feita por letras. A é igual lá, B é igual a si, C é igual a dó, E é igual a mi, F é igual a fá e G é igual a sol. Os países de língua inglesa ainda utilizam os sinais "b" e "#" para simbolizar bemol e sustenido, respectivamente.
Dica de Juliana

23 abril 2013

Qual O Melhor Violão Que Existe?



Existem muitos violões considerados de primeira linha. Vale lembrar que a escolha de um violão é bastante pessoal, mas alguns instrumentos são unanimidades entre os músicos.

Alguns violões que levam nomes de luthiers famosos internacionalmente estão entre os tops de linha. Entre os principais violões, temos: Hauser I, Thomas Humphrey, Manuel Contreras, Paul Fisher, Elliot, Greg Smallman e Antonio Marin.


Qual o melhor violão do Mundo?


Falaremos especificamente sobre o Hauser I, que é considerado por muitos especialistas como o mais fino do luthier alemão. Esse tipo de violão influenciou gerações de construtores do instrumento durante o século XX. Digamos que, das sete marcas citadas acima, este é tido pela grande maioria como o melhor deles.

Luthier  ou lutier é o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles dotados de teclado. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins. É uma palavra francesa que deriva de luth ("alaúde"). O termo luteria (do francês lutherie) ou luteraria designa a arte da construção de instrumentos de cordas ou, por metonímia, o ateliê ou loja desses instrumentos. Uma grande referência de luthier é Antonio Stradivari (1644-1737), ou Stradivarius, como era conhecido. Outros luthiers famosos são Nicolò Amati (1596-1684), que foi o mestre de Stradivari, e Giuseppe Guarnieri (1698-1744), também discípulo de Amati.

Músicos de grande expressão, como Andrés Segóvia e Juliam Bream utilizaram os violões Hauser. Uma característica importante dessa marca é a caixa relativamente pequena, que proporciona uma grande projeção sonora.

As estruturas dos tampos do Hauser receberam importantes aperfeiçoamentos e se destacaram na distribuição da massa nos tampos, criando relevos, e na colocação de uma barra sob o cavalete – fatores que influenciaram a história da lutheria.

 Vejam Andrés Segóvia  tocando temas de Mozart  num  Hauser I

16 abril 2013

O Que É "Música" E Como Surgiu



Música é a combinação de sons e silêncios, dentro de um tempo calculado e organizado pelo seu criador. Sendo uma prática humana,  não se conhece nenhuma civilização que não faça o uso da música como manifestação de sua cultura, sendo a sua principal e mais difundida função.

O conceito de música varia de acordo com a cultura e o contexto social, dependendo de vários fatores. A música pode ser desde composições fortemente complexas e organizadas, às mais simples e rudimentares, além das improvisadas ou até mesmo as de forma aleatória, muito em uso ultimamente, pois menos exige de quem a executa. Na verdade, hoje em dia, surgiu o pensamento de que de tudo que produz som é possível criar música. É evidente que, quanto à qualidade desta ou daquela, não cabe discussão!

Podemos dividí-la em gêneros e subgêneros (estilos), à vezes diferenciados por limites tão sutis, que se tornam conflitantes, consequentes de uma interpretação mais pessoal. Uma questão de ponto de vista! A meu ver, existem atualmente cerca de uns quinhentos estilos musicais diferenciados e reconhecidos.

Ao longo dos anos, a música se desenvolveu e encontrou expansão em várias áreas, possuindo atualmente diversas utilidades, não só como arte, mas também na área militar, educacional e terapêutica (musicoterapia), além de marcar presença em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. A musicoterapia, por exemplo, faz-se o uso inconsciente dela, a todo tempo, por todos e em todo lugar!..

Sabemos que a música é conhecida e praticada desde os primórdios da civilização. Provavelmente a observação dos sons agradáveis da natureza tenha despertado no homem a necessidade ou a vontade de organizar os sons de forma a alegrar o seu coração. Embora nenhum critério científico permita estabelecer o seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

Bem que Aristóteles disse certa vez que "a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição". Quem sou eu para discordar!!!

15 abril 2013

Tuatha De Danann - O Orgulho Mineiro Do Folk Metal Brasileiro!



Tuatha de Danann é uma banda brasileira de folk metal e celtic metal, fundada em 1995 pelo multi-instrumentista Bruno Maia e o guitarrista Rodrigo Berne. Esta banda, natural de Varginha, Minas Gerais, é uma das pioneiras deste gênero musical no Brasil. Atualmente o grupo encontra-se em hiato, e seus fundadores estão trabalhando em projetos paralelos, Bruno Maia com as bandas Braia e Kernunna, e Rodrigo Berne com a banda Tray of Gift, grandes promessas brasileiras em construção.

Em 1996 lançaram uma fita demo como The Last Pendragon, cuja sonoridade era mais voltada para o estilo doom metal, embora já se avistasse as influências célticas. Logo se destacaram dentre as demais bandas do cenário nacional rendendo críticas muito positivas da mídia especializada.

Após este período a banda mudou seu nome para Tuatha de Danann, que melhor representava a temática proposta, mudando também o estilo musical. O nome vem da mitologia céltica e significa "o povo da deusa Danú", seres encantados que teriam habitado as terras célticas e que dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia. Normalmente o gênero metal e suas vertentes não me agrada o suficiente para que eu tome a iniciativa de pegar um CD para escutar, mas, sou obrigado a reconhecer e abrir algumas exceções e esta banda é, sem dúvida, uma delas.

Mais tarde, gravaram o CD Tuatha de Danann, com oito faixas. Com o sucesso crescente, vieram os álbuns Tingalaratingadun (2001), The Delirium has Just Began (2002) e Trova di Danú (2004), o trabalho mais recente do grupo. Em 2005, durante a primeira turnê internacional da banda, fizeram uma apresentação no mundialmente famoso festival Wacken Open Air, na Alemanha, que culminou com o relançamento do álbum Trova di Danú na Europa. Em 2008, com participação especial de vários músicos, a banda realizou uma apresentação acústica para gravação de um DVD. Lançado no final de 2009, o DVD Tuatha de Danann Acoustic Live conta com versões de músicas inclusive do primeiro CD.

No final de 2010 Bruno saiu da banda para dedicar-se ao Braia, no qual ele lançou um disco e um DVD ao vivo e ao Kernunna, a sua nova banda. Nesse período o guitarrista Rodrigo Berne formou uma nova banda de celtic folk metal, chamada Tray of Gift, e está lançando o seu primeiro CD pela Cogumelo Records.

Ainda conheço pouco deles com suas novas bandas, mas diante do que conheço no Tuatha de Danann certamente não deixarão por menos! O melhor disco deles na minha opinião é o Trova di Danú, o da capa ilustrada acima, gravado em 2004.
Mais informações por e-mail
Pesquisa: pt.wikipedia.org

Tuatha De Danann - Medley II: Tan Pinga Ra Tan - Finganfo



Que eles voltem a fazer esses acústicos épicos! Melhor. Que a banda volte à ativa novamente, pois certamente ainda tem muita coisa boa para mostrar. Como podem ver, nós brasileiros temos muita coisa boa, só que a mídia não tem interesse em mostrar porque não dá lucro...

Tuatha De Danann - Trova Di Danú



É inacreditável que uma banda dessa não seja conhecida e reconhecida no nosso País!..

Tuatha De Danann - The Last Words



Nestas versões mais acústicas os caras produziram um metal bem discreto e agradável. Gostei ainda mais!

Tuatha De Danann - Land Of Youth



Posso imaginar, a qualidade do som de certas bandas brasileiras chega a ser fora do normal, mas não recebem atenção por ser diferente do que toca nas rádios. Triste!..

09 abril 2013

Dulcimer - O Instrumento Antecessor Do Piano



Dulcimer é um instrumento de cordas percutidas, de origem medieval. Consiste em uma caixa acústica de madeira com cordas metálicas de aço, dispostas horizontalmente, possuindo um número variável de cordas montadas sobre ela. Este instrumento pertence à família dos Saltérios e das Cítaras.

É composto de várias cordas de metal, dispostas em grupos de duas a cinco por nota e distribuídas ao longo de uma caixa de ressonância plana, de forma trapezoidal. As cordas passam sobre pontes que se encontran acopladas à caixa. Cada corda é equipada com uma surdina controlada por um pedal. O conjunto de timbres e sons do instrumento é bem amplo e vai desde o mais grave ao mais agudo, percorrendo várias oitavas. O som se produz quando as cordas são batidas por baquetas, pequenos martelos que produzem um som vibrante, seco e metálico. Existem variantes de disposição de escalas cromáticas e não cromáticas.

Considerado como antecessor do piano, embora não tenha teclas, o instrumento é originário do Oriente Médio, provavelmente do Irã. Seu uso foi muito difundido na Europa, principalmente na Espanha durante o século XII.

O dulcimer é usado na música folclórica (folk) de toda a Europa. No final do século XIX, o dulcimer húngaro (ou címbalo húngaro) deu lugar a um elaborado instrumento, totalmente cromático, com quatro pés e um pedal de surdina, assim como o piano, e que foi utilizado como instrumento principal na ópera de 1926, Háry János, do compositor húngaro Zoltán Kodály.
Fonte: pt.Wikipedia.org

Neste vídeo você poderá assistir e ouvir a execução do instrumento que deu origem ao piano, ao cravo, ao saltério dentre outros, chegando ao conhecido teclado de hoje. Poderá avaliar o maravilhoso som que brota daquelas caixas ressonantes, lembrando um pouco o timbre da cítara dos hindus.



08 abril 2013

Sagrado Coração Da Terra - Expressão Máxima Do Progressivo Mineiro



Sagrado Coração Da Terra, banda de rock progressivo mineira, de Belo Horizonte, sempre liderada pelo fundador, o compositor e violinista Marcus Viana, foi criada em 1979, logo após sua saída da então extinta Saecula Saeculorum. Lançou seu primeiro disco em 1984, que teve ótima repercussão no exterior. Para variar, apesar disto, no Brasil, só se tornou efetivamente conhecida do grande público após a inclusão da canção "Flecha", do seu segundo disco, na trilha sonora de uma telenovela.

Além de explorar a música instrumental, inclusive com a utilização de violino e outros instrumentos não muito usuais para o estilo que abraçou, escreve fabulosas letras que emocionam e fazem referência à paz e ao culto à natureza. Suas capas são sempre muito bem elaboradas e criativas.

Em 2002 saíram duas coletâneas que também traziam algumas novas edições e arranjos: "Coletânea I - Canções" e "Coletânea II - Instrumental". Se quiserem possuir as suas melhores composições é só adquirirem estes dois discos. Não deixem de ver todos os vídeos, pois irão se surpreender! Além destes, na página anterior postei mais três para sua apreciação.
Mais dicas por e-mail

Sagrado Coração Da Terra - O País Dos Sonhos Verdes



Atentem para a letra desta música...

Sagrado Coração Da Terra - Rapsódia Cigana



Sagrado Coração da Terra - Sweet Water



04 abril 2013

Protegendo O Seu "Pen Drive" Com Senha



Certamente o Pen Drive tem facilitado muito a vida das pessoas. Sem contar a sua praticidade e a grande capacidade de armazenamento de dados, nele carregamos diversos tipos de arquivos, às vezes, até de uso exclusivo e tão importantes que você não quer que nenhuma pessoa tenha acesso a eles.

Além do mais, pode acontecer de você perder ou esquecer em algum lugar e alguém mexer; o que provavelmente será a primeira atitude de quem o encontrar. E isto não seria bom, não é mesmo? O que fazer então?

O que fazer para proteger o meu Pen Drive?


Sugiro o aplicativo "Usb Safeguard", que é muito fácil de instalar no seu PC e que garante com eficácia a segurança do conteúdo do seu Pen Drive. Ele criptografa e protege, não apenas uma pasta, mas tudo o que estiver contido nele. Faça o download deste programinha "AQUI" e instale já no seu PC. Ele funciona com eficiência nos sistemas operacionais: Windows XP/Vista/7/8.
Foto: blogdoemilsontavares.blogspot.com

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...