Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

03 outubro 2014

Ed Motta - Excelente e Atual Representante do Soul Music Brasileiro



Carioca, desde pequeno ouvia música soul e funk, inclinando-se mais tarde para o rock, de que tornou-se profundo conhecedor na época. Participou como vocalista da banda Kabbalah, de hard rock, com influências de Deep Purple, Black Sabbath e outras bandas dos anos 70.

Ainda na adolescência abandona os estudos para dedicar-se à música, agora fascinado pela música negra. Foi DJ e escreveu um fanzine sobre o assunto, até conhecer, em meados dos anos 80, o guitarrista Comprido, com quem mais tarde formou o Conexão Japeri, e gravou o primeiro disco, em 1988.

Daí vieram os primeiros sucessos nacionais, "Vamos Dançar" e "Manuel". Logo em seguida desligou-se do grupo e partiu para a carreira solo, quando pôde desenvolver seu próprio estilo, ligado à musicalidade dos sons produzidos pela voz, mesmo sem letras, fugindo do que considera "a ditadura da letra" na música.

Em 1990 morou em Nova York por um ano e lá gravou um disco com músicos americanos. Descobriu os universos da MPB e da música erudita, o que acabou se refletindo na sua concepção musical.

De volta ao Brasil, compôs algumas músicas em parceria com Aldir Blanc (que tirou seu "trauma" em relação a letras de música), compôs a trilha do filme "Pequeno Dicionário Amoroso" e excursionou pelo exterior. Em 1997 lançou o CD "Manual Prático para Festas, Bailes e Afins", com repertório dançante, mas não se desvinculou de seu compromisso com o jazz e a música tradicional brasileira, apresentando em 2000 o show "Músicas Antigas e Algumas Inéditas".

Foi convidado para interpretar canções de filmes de animação da Walt Disney Pictures: O Corcunda de Notre Dame (1996), Tarzan (1999) e A Nova Onda do Imperador (2000) .

No começo do ano 2002, lança "Dwitza", o trabalho mais jazzístico e introspectivo de sua carreira, diversificando como poucos sua produção musical. Para quem não sabe, suas criações rodeiam vários estilos musicais como: MPB, soul, rhythm and blues, funk, Bossa Nova, disco, reggae, pop, jazz, rock, funk rock, blues, samba, fox, samba-jazz, samba-funk, salsa, latin-jazz e música instrumental, se não me esqueço de nenhum.

Em 2005, Ed Motta lança “Aystelum” no qual o artista mantém sua marca registrada: experimentação de estilos e a sofisticação harmônica. "Samba Azul", "Awunism" e "Canção em Torno Dele" são alguns dos destaques.

Agora, Ed Motta se afirma de vez como um dos músicos mais criativos em atividade no Brasil. Com seu estilo já enraizado no funk/soul e disco, com influências de jazz, bossa nova, reggae, rock. Com grande diversidade de estilos Ed Motta possui uma longa carreira nacional e internacional, tendo tocado e gravado com inúmeros nomes do cenário mundial, Bernardie Purdie (baterista do Steely Dan), o grupo português Jazzinho, entre outros. Sobrinho do lendário cantor carioca Tim Maia , Ed Motta ficou conhecido no fim da década de 80, com as composições "Manuel", e "Vamos Dançar", que gravou com a sua então banda Conexão Japeri. Na década de 90 retornou às paradas de sucesso com os hits "Fora da Lei", "Vendaval" e "Colombina" (esta, lançada em 2000).

Além de multi-instrumentista, Ed também é colecionador de discos com mais de 30 mil títulos, fã de histórias em quadrinhos e notório apreciador de vinhos, cervejas e chás. Lançou em 2008 seu nono álbum de estúdio, Chapter 9, seu primeiro disco totalmente cantado em inglês, onde gravou todos os instrumentos. No segundo semestre de 2009, lançou o álbum Piquenique. Em 2011, compôs o tema Stress & Relax para o filme de animação Brasil Animado. Em 2012, compôs para a trilha sonora da mini-série Subúrbia. Além disso, em 2007, Ed compôs arranjos especialmente para "7 - O Musical", da famosa dupla de diretores de musicais, Charles Moeller e Claudio Botelho. O musical teve estrondoso sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2012, Ed Motta foi auxiliar da jurada Claudia Leite na segunda etapa do "The Voice Brasil", quando na realidade deveria ser o contrário. Qualquer coletânea do cantor é compra bem-sucedida, portanto, não percam mais tempo para admirar o grande trabalho desse artista.
Dados: Wikipedia
Complementação: Renê

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...