Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

26 abril 2015

Deus Nuvem - Excentricidade e Experimentalismo no Progressivo Brasileiro



Confesso a vocês que esta não é uma banda muito fácil de ouvir. São poucos os ouvidos aptos, que assimilam tamanha excentricidade sonora, tamanho experimentalismo e ausência de limites. Ao ouvir pela primeira vez, depois que minha cabeça se acomodou, notei que tinham certa semelhança de estilo com o grupo inglês "Gentle Giant"; portanto, o classifico como o representante brasileiro desse estilo progressivo muito particular e exótico. Quanto à capacidade musical do grupo, não se discute! É coisa altamente profissional e maluca.

Nesse disco de estreia: "Deus Nuvem - Waving at Us, We've Provoked", de 2012, a banda faz uma salada musical misturando som experimental com jazz; pitadas de erudito; e ainda mistura o acústico e o elétrico, numa versão fusion progressiva. Tentar definir algo indefinível é realmente bem difícil, pois não há uma classificação que defina tal excentricidade musical. Suas influências passam pelo experimental, fusion, progressivo, post-Rock, jazz, nu-jazz, psicodelismo, rock sinfônico e até mesmo o clássico e temas africanos. Impossível definir o estilo!

Quanto à instrumentação usada, o grupo surta e comete mais extravagância fazendo combinaçoes exóticas e impensadas como misturar timbres de cellos com metais, guitarras distorcidas com pianos e outras esquisitices mais, produzindo um som literalmente sem limites. Digo tudo isso num sentido positivo, de aprovação pelo pioneirismo e profissionalismo do grupo. Realmente é um som muito sofisticado para um ouvido comum.

Dentre os renomados artistas que fizeram parte dessas gravações encontram-se o mestre violoncelista Lui Coimbra; Iuri Nicolsky (sax) e Antônio Neves (trombone), ambos do Nova Lapa Jazz; a cantora Bárbara Coelho e a percussionista Jéssica Araújo.


Formação do grupo nesse disco:

Thiago "Dagotta" Cereno - Bateria
Leo M Pe - Composições, Clarone, Guitarra e Synth
Fernando César - Baixo
André Fernandez - Violino
Michel Moro - Sax alto
Pedro Cabral - Teclado
Nanda O Nanda - Voz
Juan Munhoz – Alfaia

Você encontra este CD gratuitamente no site DeusNuvem.com, tanto para download quanto para ouvir online.


Tracklist:

01. Provoking
02. Death of the I
03. Triângulo
04. Day 2
05. Red Sun Part 1
06. Red Sun Part 2
07. Omniverse

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...