Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

23 março 2017

Ringo Starr - Photograph The Best Of Ringo (2007)


O mais velho dos quatro Beatles, simples e sem muita autoestima, Ringo Starr, aos 17 anos, com mais alguns amigos, formaram uma banda, que recebeu o nome de "The Eddie Clayton Skiffle Group". Mais tarde foi componente da famosa banda "The Hurricanes", quando numa esticada de turnê pela Alemanha foi convidado pelos Beatles a assumir o posto de baterista da banda, insatisfeitos que estavam com o baterista original.

Erroneamente considerado como um baterista medíocre, Ringo revolucionou jeito de tocar bateria. Poucos sabem, mas Ringo Starr fez muito por seu instrumento na época. Foi ele quem popularizou a maneira de tocar bateria com o mesmo peso nas duas mãos. Também criou o estilo de usar a baqueta esquerda e a direita da mesma maneira, como se fossem martelos, estilo hoje chamado de matched grip. Ringo mostrou ao mundo que era necessário força para dar mais ênfase ao rock’n’rolll. Antes, os bateristas da época tocavam concentrando maior força na mão direita, segurando a baqueta esquerda como um palito chinês e que executava as batidas mais brandas. O matched grip é considerado um estilo importantíssimo para os bateristas de rock, pois facilita a agilidade dos movimentos e também a dosagem de força e agressividade de acordo com o ritmo e a pegada de cada música. Outro detalhe interessante é que, embora toque como destro, Ringo é canhoto.

O famoso jeito “Ringo Starr” de se tocar bateria, com braços atuando em um mesmo ritmo e batidas marcadas é um grande reflexo do fato de Ringo ser canhoto e, por falta de recurso na época, ter sido forçado a se tornar destro enquanto atuava em seu instrumento. Na época, o kit de bateria para canhotos era praticamente inexistente.

Foi ele quem iniciou a tendência de se colocar o baterista em uma plataforma mais elevada para que ele se tornasse tão visível quanto os outros músicos. É claro que Ringo não foi o primeiro baterista a ficar numa plataforma, mas sua visibilidade proclamava que ele era um membro igualitário dentro da banda. Isso é importante, porque a maioria dos bateristas antes dele eram considerados apenas um complemento.

Com o esforço para conseguir mudar, Ringo diz ter exercitado muito sua concentração e sua notável capacidade de marcar o ritmo das canções de maneira quase perfeita foi o motivo das baterias dos Beatles terem sido gravadas em somente um take, sem repetições. Ringo nunca gostou de maquiar muito suas produções. Nos Beatles, sempre se negava a regravar seu instrumento e gravava a bateria das canções separadamente, em somente um take. Como o tempo das fitas na época eram bastante curtos, Ringo foi forçado a se aperfeiçoar cada vez mais. A pressão de gravar de maneira ao vivo na época fez com que o baterista arriscasse pouco nas primeiras faixas produzidas, fazendo com que ele percebesse a necessidade de se aperfeiçoar. Na segunda fase dos Beatles, de Rubber Soul para frente, é possível ver frases de bateria mais variadas, com algumas viradas e mudanças de ritmo para cada música, fato raro na época da beatlemania.

Personalidade única no mundo da música, Ringo, inegavelmente, é uma figura fundamental para a evolução do rock como um todo. Seu jeito excêntrico e irreverente fez com que ele se tornasse conhecido no mundo todo, se tornando um dos (se não mais) populares bateristas de todos os tempos.

Ringo mudou o som das baterias nas gravações, tornando-o mais audível, criando efeitos que a tornava mais clara e próxima. Ele fez isso ao afinar os tambores em um tom mais baixo e amortecendo suas ressonâncias com materiais absorventes - como por exemplo, usando travesseiros no bumbo.

O cara tem uma noção de tempo perfeita! Isso possibilitou aos Beatles gravarem uma canção vinte e cinco vezes e depois serem capazes de editar partes diferentes de várias tomadas para obter a melhor versão possível. Hoje um canal com um metrônomo gravado faz a mesma função, mas os Beatles dependiam de Ringo para manter o tempo consistente durante dúzias de tomadas. Se ele não tivesse essa habilidade, os discos dos Beatles teriam um som completamente diferente. Sua noção de tempo perfeita e sua boa pegada dão às canções dos Beatles aquela qualidade “imutável”.

A habilidade de Ringo para tocar muitos estilos diferentes, como swing de dois tempos, baladas, R&B e country, possibilitou aos Beatles explorar muitas direções musicais com bastante facilidade. Sua experiência pré-Beatles como um versátil e batalhador músico de casas noturnas o ajudou bastante neste sentido.

A idéia de que ele foi apenas um cara sortudo, que estava no lugar certo, na hora certa, é completamente errada! Na verdade, quando o produtor dos Beatles, George Martin, disse que não estava feliz com o resultado da primeira sessão com o baterista original, Pete Best, a decisão tomada por John, Paul e George foi a de contratar o cara que eles consideravam o melhor baterista de Liverpool - Ringo Starr. Sua personalidade foi apenas mais um bônus que fez do Beatles todo aquele sucesso. Fonte: Site Terra e Baú do Edu

Tracklist
01. Photograph - Ringo Starr.mp3
02. It Don't Come Easy - Ringo Starr.mp3
03. Oo-Wee - Ringo Starr.mp3
04. You're Sixteen (You're Beautiful, and You're Mine) - Ringo Starr.mp3
05. Back Off Boogaloo - Ringo Starr.mp3
06. I'm the Greatest - Ringo Starr.mp3
07. Oh My My - Ringo Starr.mp3
08. Only You (And You Alone) - Ringo Starr.mp3
09. Beaucoups of Blues - Ringo Starr.mp3
10. Early 1970 - Ringo Starr.mp3
11. Snookeroo - Ringo Starr.mp3
12. No No Song - Ringo Starr.mp3
13. (It's All Down to) Good Night Vienna - Ringo Starr.mp3
14. Hey Baby - Ringo Starr.mp3
15. Dose of Rock 'n' Roll - Ringo Starr.mp3
16. Weight of the World - Ringo Starr.mp3
17. King of Broken Hearts - Ringo Starr.mp3
18. Never Without You - Ringo Starr.mp3
19. Act Naturally - Ringo Starr.mp3
20. Wrack My Brain - Ringo Starr.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...