Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

09 outubro 2014

A Importância de um Bom Antivírus Instalado e Sempre Atualizado em seu PC



Atendendo ao pedido de um leitor, o assunto de hoje será sobre a importância de se instalar um bom antivírus em seu PC. Uma coisa é óbvia. O antivírus pode não ser (e não é) o único responsável pela segurança do computador, mas, com certeza, é um dos principais e indiscutivelmente o primeiro passo a ser tomado para quem deseja proteger sua máquina. Quanto ao questionamento de você ter pego vírus mesmo com um antivírus instalado e atualizado, tentaremos esclarecer no decorrer do assunto.

É possível encontrar bons softwares de proteção - os pagos que existem no mercado são sempre superiores aos gratuitos, já que oferecem amplo suporte. Os antivírus são como os anticorpos no nosso organismo e as atualizações são como vacinas. O antivírus deve ser atualizado constantemente para que possa se defender dos novos vírus que surgem todos os dias.

Qual o melhor antivírus?


Existem opções excelentes e gratuitas como: AviraAvast, AVG, e outros. Atualmente estou usando o Microsoft Security Essentials, não tendo nada a reclamar. Se quiser, também é possível investir e comprar um antivírus, que sempre é mais avançado que a versão gratuita, nos trazendo mais vantagens como alguns recursos extras, além de vir com um banco de vírus mais completo.

Além dos citados acima, uma boa dica neste caso é o bem conceituado e recomendado antivírus Kaspersky. Já fiz uso de todos eles sem nenhum problema. Mas, caso prefira continuar com as versões gratuitas podem usar qualquer uma das opções acima tranquilamente.

Técnicas alternativas que aumentam a proteção dos antivírus


A maioria dos técnicos de informática não concordam muito com o que vou dizer, sendo esta uma opinião muito particular, mas, existem antivírus que são compatíveis com outros, podendo rodar juntos na mesma máquina, pois a prática já me provou que nenhum antivírus cerca 100% dos malwares (pelo menos que eu saiba). Mas, não tente fazer isto sem a opinião do seu técnico, pois correrá o risco de não acertar nas escolhas e seu PC ficar totalmente desprotegido mediante os conflitos que surgirão.

Atualmente não, mas, já usei essa técnica por um bom tempo e notei que malwares não encontrados por um antivírus instalado eram bloqueados pelo segundo, e vice-versa. Como toda pesquisa sempre me fascina bastante, já experimentei também uma segunda situação: a de dois antivírus instalados na mesma máquina, porém com um só rodando. O outro era mantido desabilitado até a hora de usá-lo, quando então desabilitava o primeiro.

Essas maluquices experimentais realmente funcionam, mas, alguns técnicos tendem a não aceitá-las, por quê motivo ainda não consegui descobrir. Quanto ao Kaspersky, mesmo sendo o melhor deles na minha humilde opiniãoeste não aceita essas alternativas de forma nenhuma, tendo que funcionar de forma exclusivaBom, dentre várias outras, estão aí as opções. O resto fica a critério de cada um. Espero ter ajudado.
Dados: Segurança Uol e Guilherme Kuceki
Foto: tecnologia.culturamix
Complementação: Renê

2 comentários:

  1. Faltou dizer que também não se deve sair clicando e instalando tudo o que aparece, sem ler ler muito bem antes. Também não clicar em links de e-mails recebidos de instituições como bancos, Receita Federal e outros, pois qualquer instituição confiável, jamais envia e-mails para alterar cadastros e sim solicita que você compareça à uma agência. Não há anti-virus que proteja quem não sabe aonde está clicando.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, prazer em tê-lo por aqui. A sua dica certamente é imprescindível e inclusive já foi citada em matéria anterior quando falamos sobre os cuidados relacionados com a internet. Hoje estamos falando mesmo é sobre qual antivírus usar. Mas, você está certo quando diz que quem sai clicando em tudo que recebe impossibilita qualquer antivírus de funcionar a contento. Volte mais vezes e dê-nos sua opinião sempre que julgar necessária. Um forte abraço.

    ResponderExcluir



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...