Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

08 agosto 2014

Seu PC Está Muito Lento Ou Travando. Como Resolver?



O desempenho do computador sempre foi um dos grandes motivos de reclamação dos usuários, seja em empresas ou em casa. O computador vai acumulando bastante “lixo”, que compromete seu desempenho. Normalmente, alguns ajustes e uma boa limpeza no sistema são suficientes para solucionar o problema. Falaremos hoje sobre este problema muito comum de uma forma um pouco mais abrangente do que foi abordado há tempos atrás aqui no blog.

Com o passar do tempo, o computador começa a ficar lento por uma série de fatores: arquivos temporários em excesso, restos de programas desinstalados, programas inicialmente desnecessários sendo inicializados juntamente com o computador, etc. Cada "clic" dado com o mouse acaba criando um arquivo que vai se acumulando na máquina. O registro do Windows é responsável por armazenar uma série de parâmetros indispensáveis para que o sistema operacional e muitos aplicativos instalados funcionem. À medida que instalamos programas, algumas informações são armazenadas no registro e nem sempre são removidas quando os programas são desinstalados.

O programa "MVRegClean" faz uma varredura completa, procurando registros fantasmas e oferecendo a possibilidade de limpeza. O programa encontra diversos problemas no registro do Windows, deixando-o mais lento. Se você não quiser usar o "MVRegClean" , pode optar pelo "RegSeeker", que também é gratuito e tem opção de idioma em português. Eu uso o primeiro, que é um bom produto nacional.

A eliminação de arquivos temporários e outros arquivos que deixam o PC lento pode ser executada manualmente. Porém, a tarefa fica mais fácil se usarmos alguns programas para desempenhar essa função, como o "CCleaner". O "CCleaner" é uma ferramenta bastante útil para a faxina do PC. Por fim, não posso deixar de falar de uma ferramenta interessante e da própria Microsoft, o "Windows Live One Care". Para realizar a varredura com ele é preciso usar o Internet Explorer, pois o aplicativo roda on-line diretamente do navegador. Este eu nunca experimentei, mas sempre é citado nas conversas afins.

Uso também o programa "NitroPC" para corrigir erros no registro e eliminar arquivos inúteis e desnecessários, otimizando bastante a máquina. Outra boa vantagem deste programa é a opção de criação de ponto de restauração cada vez que ele é usado, além de poder desfazer a ação de limpeza realizada.
Contra as infecções da internet tenho usado, há um bom tempo e sem problemas, o "MV Antispy" e "SuperAntispy" e mais o antivírus. Assim, dá para se manter bem protegido e com a máquina rodando macio. Na realidade, mesmo com programas de mesma função, um sempre encontra ítens que o outro não cerca (como os antivírus, por exemplo).

O próximo passo é remover programas que você não usa. Veja em "adicionar e remover programas" no "painel de controle", na lista de aplicativos, os que você não usa e remova-os. Na sequência, conferir o "startup manager" para retirar programas desnecessários na inicialização do computador. Para isso você clica em "iniciar", "executar", digite "msconfig" e depois "OK". Na janela que se abre observe a lista de aplicativos que iniciam junto com o PC e deixe marcado apenas aqueles programas que julgar essencial. Muita atenção com programas "Antivírus" e principalmente o "Java" e o "Microsoft.NET Framework". Esses programas são básicos para que diversos outros softwares venham a funcionar, portanto necessitam inicializar juntamente com o Windows. Caso tenha dúvida sobre algum programa, não o desabilite.

Existem mais uma série de procedimentos, como por exemplo, desfragmentar HD, aumento de memória, desabilitar aspectos visuais da configuração do windows e outros mais, que agilizariam ainda mais a sua máquina. Mas, só com os procedimentos e programinhas citados acima você já conseguirá agilizar a sua máquina em 95% dos casos. Embora dê uma idéia de ser complicado e de se ter muito a fazer, engana-se. Leva-se mais ou menos uns 15 a 20 minutos para deixar a sua máquina novinha em folha. Todos os programas citados acima são encontrados na internet para download. Busque-os e baixe! Experimente e verá como o seu PC vai ficar "tinindo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...